O Código de Conduta ou código de Honra Jedi foi criado para prevenir que jovens aprendizes acabassem trilhando o caminho negro da Força. Ele é ensinado pelo Conselho Jedi a milhares de gerações, e estima-se que foi criado por filósofos que, antes de se tornarem o que conhecemos como os Cavaleiros Jedis, se especializaram em dominar e interagir com a Força.
Não há emoção, há paz
Não há ignorância, há conhecimento
Não há paixão, há serenidade
Não há a morte, há a Força
Um Jedi age para preservar a vida, matar é errado
Um Jedi serve aos outros mais que a ele mesmo, para o bem da Galáxia
Um Jedi sempre procura aprimorar-se através de conhecimento e treinamento
Um Jedi usa a força para sabedoria e defesa, nunca para o ataque
Na essência, ele ensina como viver em harmonia com a Força. Um Jedi nunca deverá usar a Força para obter ganhos pessoais ou vantagens. Ao contrário, o Jedi usa a Força para obter conhecimento e sabedoria. Raiva, medo, agressão e outros sentimentos negativos levam ao lado negro; desta forma, o Jedi só é encorajado a agir quando estiver em paz e em harmonia consigo mesmo.
O Jedi sempre é encorajado a encontrar soluções não violentas, sempre que possível. Ele deve agir pela sabedoria, usando a persuasão, consenso e diplomacia sempre que possível. Mas quando estes não são suficientes, ou para proteger a vida, o Jedi se permite partir para o combate na tentativa de resolver situações de perigo. Apesar do combate ser em muitas vezes a melhor opção, ele nunca deve ser usado como a primeira opção.





